segunda-feira, 15 de junho de 2009

Descobertas (ou de como comer carboidratos e engordar menos)

Tenho aprendido muitas coisas interessantes sobre o processo de alimentação e sobre o funcionamento do organismo de forma geral.
A coisa mais recente que aprendi é que nosso corpo tem uma espécie de “poupança” que funciona da seguinte maneira:
Quando a gente come, primeiro o organismo “procura” os carboidratos para queimar e nos dar a energia que precisamos prá sobreviver. Depois de processado o carboidrato, o corpo “procura” a gordura prá queimar. Mas só e somente só se o carboidrato todo já tiver sido queimado. Se sobrar algum carboidrato, a gordura vai prá a “poupança”, ou seja, não é queimada.
Sabe o que significa isso? Que se você se encher de carboidrato, a gordura não vai ser queimada pelo organismo e acaba se alojando nas células e na corrente sanguínea. Isso é que faz a gente engordar e o colesterol da gente aumentar, entre outras coisas.
Conclusão: cuide prá não ser necessário fazer “poupança” da gordura. Coma menos carboidrato, gaste o que comer com exercícios físicos, ingira gorduras boas (aquelas que existem nas oleaginosas, nos peixes, etc.) e evite gorduras trans, saturadas... E, mais importante: Seja como for, procure um profissional habilitado a lhe ajudar nesse processo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário