quarta-feira, 24 de junho de 2009

Pensar gordo e pensar magro

Já houve um tempo em que se eu visse essa frase, acharia que foi um louco quem escreveu. Mas hoje eu tenho a convicção de que tem pessoas que pensam magro e pessoas que pensam gordo. Eu, por exemplo, sou uma pessoa que pensa gordo. Claro que eu controlo meus pensamentos e dirijo meu esforço para o emagrecimento, seja por questões de saúde, seja por vaidade... O que importa é que procuro adormecer o "demônio" que mora dentro de mim e me manda comer tudo que vê.
Hoje entrei no blog e ali do lado direito, um pouco abaixo, tem uns links com notícias. Cliquei na palavra "obesidade" e li a notícia que vou reprodurir abaixo, publicada no Diário Catarinense:

Psicologia e obesidade, por Sharon Medeiros*

A cirurgia bariátrica, mais conhecida como a cirurgia de redução do estômago, promove a redução de peso. Diante disto, melhora a qualidade de vida do sujeito. A obesidade é muitas vezes geradora de preconceito e discriminação social. Segundo pesquisas, esta discriminação é causadora de sofrimento psíquico, pois a obsessão cultural dos dias de hoje em relação à magreza e a censura aos indivíduos obesos podem promover uma baixa-estima e uma autoimagem desprovida nos indivíduos que não se coadunam com a imagem magra, estereotipadamente atraente. O emagrecimento promovido pela cirurgia bariátrica pode alcançar uma redução de 20% a 50% do peso, dependendo da técnica utilizada, entretanto, dados da literatura relatam que apenas 20% dos pacientes que emagrecem conseguem manter essa perda de peso por mais de um ano e, depois de cinco anos, apenas 5% destes conseguem manter seu peso dentro dos limites aceitáveis.

O cérebro depois da cirurgia continuará funcionando obsessivamente com pensamentos de uma pessoa que sofre do comer compulsivo. A bariátrica por si está longe de ser a salvação do obeso. Ao se retirar a capacidade gástrica do indivíduo, retira-se dele a qualidade alimentar para a qual o seu cérebro estava programado, porém, este cérebro continuará funcionando obsessivamente com os pensamentos de uma pessoa que sofre do comer compulsivo, daí a importância da combinação do trabalho de uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar com os pacientes pré e pós-operados, para que a compulsão alimentar não se desloque para outro tipo de compulsão e a pessoa não volte a engordar.

É fundamental esse rigor, do contrário de nada valerão os riscos e o esforço.

* Psicóloga

Se você é obeso(a) e está lendo isso até aqui significa que você se toca; agora é só tornar o ato de se alimentar algo consciente. Pense gordo, mas aja magro. Um dia, você vai começar a pensar magro também.

Só não esqueça: se for mesmo fazer uma dieta, procure aconselhamento de profissional da área de saúde, não faça nada por conta própria. Pode ser perigoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário