quarta-feira, 17 de junho de 2009

20 quilos a menos

Acabei de chegar da reunião do Grupo Viver Bem e estou 20,6 quilos mais magra: ou seja, estou com exatos 113,00 Kg. Tá mole ou quer mais? Bem, eu quero mais. hehehehehe
Claro que não quero virar uma top model, mas estabeleci prá mim a meta de chegar a dezembro com peso de dois dígitos: 99,999999...... Kg já tá bom.
Hoje nossa conversa foi sobre as questões emocionais que rondam pessoas obesas ou com sobre peso. Falamos das várias desculpas que nos damos prá comer o que engorda. Aquela velha história de "não sei porque engordo, eu nem como tanto" ou "o que me engorda é a ansiedade".
Falamos também de "pensar gordo" e "pensar magro", ou seja, aquelas pessoas que colocam a comida em primeiro lugar na sua vida: se estou triste, como; se estou feliz, como.
Outra coisa tem que ver com a cultura da família e/ou do grupo social; aqui em Salvador, por exemplo, ninguém se encontra prá um chá; a gente se encontra prá um acarajé; a gente vai prá barzinho no dia em que o petisco é dobrado. Tudo aqui (de bom e de ruim) se "comemora" com comida.
Em São Paulo, não se tem esse problema. As pessoas se encontram prá conversar, ir ao cinema, prá ir de fato a uma casa de chá, prá tomar um café (café mesmo).
No final da reunião, fizemos uma encenação de uma situação em que um cliente chega no restaurante e pede uma salada. Aí tem um "demônio" que diz que salada é muito sem graça, que ela deve pedir algo mais substancioso. Vem o "anjo" que lembra que a pressão dela está alta e que as roupas já estão apertadas. O "dêmonio" diz: mas você acabou de brigar com o namorado, vai comer só isso? Peça uma feijoadinha!!!
Aí o "anjo" de novo: Nada disso! Essa salada tem tudo que você precisa.
O "demônio": Peça pelo menos uma batata frita prá acompanhar. Peça uma coca-cola, vá!
E o "anjo": Peça um suco, nada de refir.
O "demônio": Então peça pelo menos um docinho de sobremesa.
O "anjo": Não, veja se tem salada de fruta, ou uma fruta. Você não precisa de doce.

E foi assim por cinco minutos até que o "demônio" desistiu de atasanar a moça e ela pode comer o almoço dela em paz.
O legal é que depois dessa encenação cada um falou um pouco dos "anjos" e "demônios" que nos acompanham quando a gente quer emagrecer.
Como prêmio prá mim e prá quem lê o blog, aí vai uma receitinha de ricota caseira:

4,5 litros de leite desnatado
1 copo americano de vinagre de vinho branco ou de maçã
1 colher de chá cheia de sal
ervas secas, alho, cebola, pimenta calabresa ou qualquer outra coisa que possa temperar o queijo.

Modo de preparo:
Coloque o leite prá ferver numa panela. Quando começar a ferver, desligue o fogo e coloque o vinagre misturado com o sal e os temperos.
Deixe esfriar. Quando estiver frio, coe em um pano limpo. Coloque numa vasilha e leve à geladeira. Aperte bem a massa prá juntar e formar o queijo propriamente dito. Como não tem conservantes, deve ser consumido em mais ou menos uma semana.
Eu boto orégano e fica maravilhoso.

30 g de queijo (uma fatia) tem 38,5 kCal. Isso se o leite for desnatado.

Um comentário:

  1. Olá Martha!

    Acabo de encontrar o teu blog e já revirei ele de "cabo a rabo".
    Desde ontem tenho lido vários blogs cujo tema principal é a obesidade. Realmente, muitas estórias estimulantes, assim como a sua!
    Tive vontade de postar em vários deles, mas não o fiz, acho que por ser/estar em Salvador, acabei me animando a escrever.

    Enfim... Parabéns pelas tuas conquistas e ânimo!

    Lhe enviei um convite no msn, espero poder bater um papo contigo lá.

    Grande beijo.

    ResponderExcluir