quinta-feira, 21 de maio de 2009

Menos um quilo

Semana passada começaram as reuniões do Grupo Viver Bem. Foi apenas uma reunião para triagem e para conhecermos a regras do grupo, as pessoas que o compõem, etc.
Ontem fui ao 1o. Encontro do grupo e quando chegou a hora da pesagem, vi que tinha reduzido mais 1 kg desde 27 de abril; estava com 115,0 Kg.
Continuo muito confiante em chegar a minha meta (peso de dois dígitos até dezembro de 2009), embora tenha percebido que o ritmo de redução de peso diminuiu de dois meses prá cá. Mas isso é perfeitamente normal. Preciso agora deexercício físico, que é onde a porca torce o rabo. Comecei (ou melhor, recomecei) a hidroginástica, mas fiquei doente e parei de novo. Agora que está chovendo direto aqui em Salvador, fico com preguiça de acorda cedo e me jogar na piscina sem aquecimento e sem cobertura do Clube Fantoches. Sei que isso vai me ajudar muito, porque exercício sempre ajuda. Faz com que o metabolismo acelere e as calorias sejam queimadas mais rapidamente.
Aproveito prá postar a receita de pão integral que faço, já calculada pela nutricionista Fabiana e com algumas explicações: ele é mais calórico que os pães de mercado, mas é totalmente caseiro, não tem farinha branca e é bastante rico em fibras. A gente só precisa de uma fatia prá ter a sensação de saciedade. Aí vai:

500g de farinha de trigo integral
250g de farinha de aveia
50ml de óleo (soja, granola, girassol...)
1 colher de chá de sal
1 envelope de fermento biológico seco
água morna o quanto baste
aveia, linhaça picada, gergelim, trigo (qualquer grão que aumente aindamais a quantidade de fibra)

Misture os ingredientes secos e vá misturando a água morna aos poucos, até formar uma massa consistente e homogênea. Coloque numa forma untada e esfarinhada e deixe crescer por 30-40 minutos já dentro do forno.
Depois desse tempo, acenda o forno e quando estiver quente, abaixe um pouco (meu fogão é daqueles que tem números e não temperatura, então ligo no 1-máximo e reduzo prá o 2-"quase médio")
Quando estiver fofo e dourado, está pronto.

A forma daqui de casa tem 12 x 15 x 35 cm e o pão fica com mais ou menos 1,5 Kg. Dá mais ou menos 20 fatias.

Ele tem no total 2760 Kcal, o que dividido por fatia dá 138 Kcal por fatia, mais ou menos.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário