terça-feira, 12 de maio de 2009

Chás

Hoje vou falar um pouco sobre chás, prá aproveitar uma foto que tirei ontem.
Existem alguns chás que são coadjuvantes poderosos em processos de emagrecimento. Por sugestão da nutricionista, eu tomo três chás diferentes no dia. Mais ou menos meia hora depois do almoço, tomo chá de orégano, que além de digestivo, diminui a pressão (TA). Como eu sou hipertensa e a refeição salgada mais importante que faço é o almoço, ela sugeriu que eu tome esse chá prá ajudar o organismo a processar o sal.
No lanche da tarde, é sugerido um chá de canela, que é aromático e cai muito bem com biscoitos (só 4) ou gelado como acompanhamento de fruta. Até com barra de cereal eu tomo chá de canela. Agora, o segredo: chá de canela ajuda a acelerar o metabolismo.
E na hora de dormir, a grande vedete dos chás: o chá verde. Eu tomo um da marca TAEQ que é com gengibre e limão. Também poderia tomar chá de gengibre, mas ainda não experimentei. Esse chá é perfeito prá acelerar o metabolismo e ajudar a queimar os carboidratos que porventura eu consuma depois das 5 da tarde.
Agora, os perigos: não tome chá de 7, 14, 30 ervas, ou seja lá quantas ervas forem. Na maioria das vezes esses chás têm dois efeitos; algumas ervas têm indicações contrárias a outras. Assim, se uma planta solta o intestino, outra prende. E às vezes pode ocorrer algo ainda pior: você pode ter várias ervas com o mesmo efeito, o que o potencializa e pode causar vários problemas. Por exemplo: se um chá tem 7 ervas e, entre essas, 3 são diuréticos e 2 soltam o intestino você certamente vai ter algum grau de desidratação. Se você somar isso a uma dieta hipocalórica, você vai ter um problemão!!!! Opte sempre pelos chás com uma ou no máximo duas ervas. Pesquise sobre suas indicações e fique alerta à forma de acondicionamento. Algumas ervas vêm com fungos, mofo, e se você for alérgico(a), já era!!!!!!
Concluindo: até prá tomar chá (se for como indicação terapêutica) você vai precisar do apoio de um profissional. Não vacile com seu corpo e com sua vida.
Abaixo, está a foto da minha canequinha de Margarida com o chá verde com gengibre e limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário