segunda-feira, 4 de maio de 2009

Café da manhã

Quando eu comecei a dieta, a nutricionista fez uma entrevista superlonga comigo, sobre meus hábitos alimentares e o que (e porque) eu comia determinados alimentos. Perguntou sobre o que eu gosto de comer, o que eu não gosto e quantas vezes por dia eu comia.
A partir daí ela formulou o cardápio do que eu deveria comer para começar a reduzir peso. A primeira coisa que mudou foi meu café da manhã.
Eu sempre comia café com leite, pão com queijo (prato ou muzzarela), às vezes cuscuz de milho com ovo frito e às vezes ainda só tomava café com leite e mais nada. Fruta quase nunca.
A primeira dica dela foi: você deve comer sempre o que é necessário em cada refeição, ainda que seja em quantidade pequena. Então, definiu o cardápio:
- 1 xícara de café com leite desnatado (se possível sem adoçante, mas eu usava adoçante à base de sacarina. Agora, estou em processo de trocar prá sucralose)
- 2 fatias de pão integral (porque tem mais fibras, melhora a absorção e a digestão e é menos calórico)
- 1 fatia de queijo branco (ricota ou minas frescal)
- 1 fruta ou fatia de fruta (meio mamão papaia, 2 fatias de abacaxi, 1 banana, um pires de morangos...)
Com o passar do tempo, passei também a tomar mingau de aveia em flocos (uma xícara de leite desnatado, duas colheres de sopa de aveia em flocos) com uma banana e a fatia de queijo. Hoje, quando eu tomo mingau, nem como mais o queijo.
Mais recentemente, troquei o carboidrato da manhã por quinoa, um cereal utilizado pelos Incas e que é vendido em casas de produtos naturais.

Então, meu café ficou assim: a fruta, o queijo e duas colheres de sopa de quinoa no café com leite ou na fruta (só faço isso quando é mamão). A opção é o mingau de aveia.
Importante: se você quer mudar de hábito, se certifique que você pode comer essas coisas e em que quantidade; isso só um profissional habilitado pode decidir. Eu faço parte de um programa chamado Viver Bem, que tem médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas que nos dão suporte. Isso não é achismo, é ciência!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário