quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O Leite Vegetal - Sem lactose - e a Ricota de Amêndoas

Olá pessoas!

Eu não tenho intolerância a lactose e na verdade adoro leite, mas comecei a mudar o leite de casa porque meu marido tem tendência a produzir cristais de cálcio, que alojados nos rins, estavam prejudicando ele. Por sugestão médica, ele reduziu a ingestão de laticínios. Como comecei a fazer leite vegetal prá ele, resolvi aderir também. Esse foi praticamente o meu passaporte prá a gastronomia funcional.
O leite vegetal é muito fácil de fazer e prá mim muito saboroso. Tem de inhame, de aveia, de castanha, de coco (veeeeelho conhecido de nós, nordestinos) e o que eu gosto mais e que venho fazendo prá uso diário em casa: o leite de amêndoas.
A extração varia ligeiramente de leite prá leite, mas todos são obtidos de forma parecida: uma certa quantidade do vegetal mais água filtrada ou mineral, batido no liquidificador e voilà!

Primeiro passo: Coloque 100g de amêndoas em água filtrada para retirar os fitatos (descubra o que são aqui) por pelo menos 4 horas. Eu sempre deixo a noite toda.
Depois disso, retire a água e coloque as amêndoas no liquidificador com 1 litro de água (descascar é opcional) e bata por uns 5 minutos, até desmanchar.


Coe num pano limpo (eu fiz um paninho só prá isso, já que faço leite a cada dois dias).


Agora, o pulo do gato! Com a massa que sobrou você pode fazer uma "ricota", temperando com sal, azeite, azeitona, manjericão, orégano... enfim, coloque o sabor de sua preferência e pode usar.


Cuidados gerais: não ferva o leite, porque ele "coalha". Na geladeira ele fica bem conservado por até três dias. Se quiser guardar por mais tempo, pode congelar. A ricota também deve ficar na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário