quarta-feira, 8 de maio de 2013

Não consegui... fiz bariátrica.

Pois é. Tudo que eu sempre disse que não faria, mas fiz.
Prá mim, fazer bariátrica seria demonstrar fraqueza, dar atestado de falta de vontade e de disciplina. Pensava que "bariátrica é para os fracos. Eu posso emagrecer quando quiser..." Nada disso. De fato, deve ter havido um tempo em minha vida em que eu poderia parar o processo de engorda por mim, mas esse tempo já passou. Eu que não percebi.
Agora estou me disciplinando prá fazer um "diário" da minha experiência.
A cirurgia foi feita no dia 02/04, mas quero começar esse diário muito antes, no dia 17/01/2012. Nesse dia, fui pela primeira vez no consultório do médico que me operou, porque não aguentava mais as dores causadas pela artrose e o ortopedista me disse que não faria uma artroplastia numa pessoa jovem (menos de 60 anos) e com 130 Kg (na verdade, 129,7Kg). Eu teria que ter no máximo 80Kg prá ele começar a pensar em cirurgia no quadril. A partir daí fui buscar a alternativa que julguei mais rápida prá perder peso. Comecei fazendo os exames e uma dieta prá chegar a 115Kg, que seriam convenientes para se pensar em cirurgia. De fato, essa dieta me ajudou muito; primeiro, porque efetivamente cheguei aos 115Kg em 5 meses e segundo, porque me deu disciplina e consciência prá todo o sempre.
Era uma dieta dessas mais normais, só que duas vezes por semana eu fazia dieta líquida (só ingeria líquidos a cada 2 horas e não sólidos a cada 3 horas como a dieta sólida). Dieta pobre em carboidratos, rica em proteína e fibras, zero de açúcar e de gordura. Mais normal, impossível.
Ocorre que quando já estava pronta prá operar, desisti. Achei que se tinha perdido 15 quilos em 5 meses, em 10 meses perderia 30Kg e que não era mais necessário bariátrica. Ledo engano: primeiro, porque a velocidade de redução foi diminuindo e segundo, porque como estava emagrecendo, fugia da dieta de vez em quando. Claro que tem coisas que nunca mais comi: feijoada e outras comidas mais pesadas; pizza, lasanha e outras massas; acarajé e abará (quem é baiano sabe o grau de sacrifício prá não comer esses dois aí. rs.rs.), doces em geral... Mesmo assim, foi ficando mais difícil até que passei a não perder mais peso.
Nesse tempo, a artrose piorou, os remédios já não faziam efeito, o antiinflamatório estava causando retenção de líquidos, e tive que repensar; em janeiro desse ano voltei ao consultório com uma desculpa esfarrapada (que obviamente o médico percebeu, mas não me constrangeu) e dizendo que queria refazer os exames prá fazer a cirurgia.
Como já estava com o peso adequado, o médico disse que era só fazer os exames, voltar prá os encontros com o pessoal da nutrição e da psicologia e poderíamos marcar.
Então, dia 02/04/2013 às 9h30 fui submetida à cirurgia. com anestesia geral, não sei com certeza, mas deve ter durado umas 2 a 3 horas. A técnica foi Fobi-Capella por videolaparoscopia. Passei dois dias no hospital e no dia 05/04 pela manhã estava em casa.
Aí está uma foto minha dois dias antes da cirurgia.
No próximo post, os primeiros 30 dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário