domingo, 19 de junho de 2011

Dando uma passadinha... Risoto de soja com queijo provolone

Oi, pessoas!
Quanto tempo por aqui, não? Na verdade, estava meio com vergonha por não ter levado o projeto "emagrecer" até um ponto em que pudesse de fato me orgulhar. Descobri que tenho hipotireoidismo, e que tenho certa dificuldade prá emagrecer. Além disso, tive que sair de casa e ir morar em dois lugares diferentes em um ano, por conta do trabalho, o que me deixou meio ansiosa e comendo além da conta e o que não devia.
Mas, enfim, não tenho direito de me privar dos momentos maus e mesmo neles, tirar proveito dos aprendizados.
Um "salve" especial prá Catarine Heiter, que leu e comentou o blog, me fazendo ver que ainda que não tenha sido 100%, tá servindo. Vou tentar ser mais presente aqui como sou no outro blog.
Prá comemorar, aí vai a receita do meu almoço de hoje. Nem fotografei, até porque estou morando no escritório onde trabalho e é tudo meio improvisado. A receita é Risoto de soja com queijo provolone.

Ingredientes:
1 xícara de arroz integral cozido
1 xícara de proteína de soja tipo A (que parece carne de boi moída)
Mais ou menos 1 xícara de molho de tomate (tomate cozido sem pele e sem semente, cebola picada, coentro, sal, alho picado e água). Eu sempre tenho molho de tomate feito prá qualquer eventualidade.
Folhas de manjericão (seco ou fresco - eu usei fresco)
Azeite extra-virgem
100g de queijo provolone cortado em cubos pequenos

Depois do arroz cozido e da soja preparada de acordo com as instruções da embalagem, coloque o molho numa panela, acrescente a soja até ferver. Coloque o arroz e deixe pegar gosto em fogo baixo. Acrescente o manjericão picadinho, deixe ferver uns 2 minutos. Desligue, coloque o queijo e o azeite a gosto. Tampe e sirva logo em seguida.

Aqui, eu e minha filha comemos esse risoto com salada de legumes, aquela mais simples que existe. Batata, cenoura e chuchu. (não sei se já comentei que só cozinho verduras e legumes prá salada em vapor, no cuscuzeiro, prá aproveitar mais as propriedades). Tempero com limão e azeite e pronto.
Até a próxima.

Um comentário:

  1. A Promoção Resenha Premiada já está no ar! Não fique fora dessa hein!

    Quem quiser participar deverá nos enviar o relato de uma aventura gastronômica. As duas melhores resenhas ganharão:

    1° Lugar: 2 (dois) Combos formados por: 1 (um) Beiju (Salgado ou Doce) + 1 (um) Milk-Shake de 300 ml (livre escolha de sabor) a serem consumidos no mesmo momento no box na Beiju Mix;
    2º Lugar: 2 (dois) Combos formados por 1 (uma) Tigela de Açaí de 350ml (livre escolha de sabor) + 1 (uma) Torta de Banana a serem consumidos no mesmo momento em uma da lojas da Açaí & Saúde.

    Huuuuum!!! Deu água na boca, não deu? Então, corra para fazer a sua aventura gastronômica e enviar para nós! Mas, antes, confira o regulamento detalhado!

    www.mastigandoemsalvador.blogspot.com

    ResponderExcluir