terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mais uma vez os sucos, esses fantásticos alimentos

juice

Dica Retirada do Blog Amélias.

Nesse calor, quem resiste a um refrescante e saboroso suco? Além de ser um excelente aliado à nossa alimentação, pode ajudar a manter a forma, ficar longe dos remédios e prevenir doenças sérias.

Muitas vezes precisamos mudar antigos hábitos para que nossa família ganhe maior qualidade de vida, sei que é muito mais fácil sair e comprar uma garrafa de refrigerante do que preparar um suco fresquinho, mas se pensarmos nos benefícios que nossa família terá com isso, acho que não custa nada se esforçar um pouquinho e experimentar.

O post de hoje tem como objetivo informar a todos a importância que as frutas tem para nossa saúde e ajudar também aqueles que não praticam hábitos alimentares saudáveis a adquiri-los, à medida que for descobrindo a diversão e a criatividade que existe em fazer e tomar sucos diversos. Não há necessidade de fazer uma mudança drástica em sua dieta alimentar, mas apenas tomar sucos regularmente, como suplemento para sua alimentação diária.

Nos sucos naturais obtemos minerais, antioxidantes e nutrientes necessários para manter a saúde e a aparência. Acredito que, se você introduzir sucos em sua vida, irá contribuir para sua saúde cardiovascular, ampliar sua capacidade física, ajudar a baixar sua pressão arterial, dormir bem, ter mais energia e melhor saúde do que pode imaginar.

Os alimentos puros (sem conservantes, corantes, entre outras substâncias industrializadas) suavizam a pele, deixam os cabelos brilhantes, a respiração livre, e todo sistema orgânico fica tão regulado, que você não precisará mais se preocupar com ele. Até mesmo gripes e resfriados diminuem e se tornam muito mais espaçados e com menos intensidade.

Todas as frutas e hortaliças têm papéis importantes a desempenhar para manter a boa saúde, porém alguns mais do que outros. Suco de cenoura e de aipo devem se tornar parte de sua dieta diária.

Pesquisas demonstraram que o beta-caroteno desempenha um papel importante na prevenção de muitas doenças. Em ação ele funciona como um antioxidante, neutralizando moléculas nocivas conhecidas como radicais livres.

Ao fazer isto, o beta-caroteno protege a valiosa carga genética que existe em cada célula, para garantir sua saúde, diminuindo as possibilidades do envolvimento das doenças. O suco de maçã é o único suco que pode ser misturado com qualquer suco de hortaliça.

Trata-se de um energético natural (tão ou mais eficiente que o café, com a vantagem de não provocar úlceras) e pesa menos no estômago que sucos cítricos (como laranja, limão, que são mais eficientes como sobremesas, pois a vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro dos alimentos como feijão, peixes e algumas hortaliças).

Folhas verdes, tais como espinafre, salsa, alface e brotos, são de importância vital ao organismo. Sucos de frutas cítricas é uma excelente fonte de vitamina C, muito necessária para o nosso corpo, para proteção e absorção de nutrientes.

Há outra grande vantagem nos sucos: eles significam um excelente modo de perder peso de maneira natural, sem que se tenha a sensação de estar sendo privado de algo. Sucos de vegetais contém baixas calorias e são praticamente sem gorduras, têm ótimo gosto e dão a sensação de saciedade.

Quando ingerimos frutas frescas e hortaliças, nossos corpos retiram das suas fibras os líquidos de que precisam; em seguida essas fibras passam para o trato digestivo inferior.

Tomando sucos, você elimina uma etapa do processo digestivo – extrair o líquido das fibras – e oferece ao seu corpo, com mais eficiência, os nutrientes de que ele necessita.

O suco feito em casa é muito diferente dos sucos em garrafas, latas, caixas. Primeiro é absolutamente fresco, o que é importante, porque os nutrientes perdem muito de seu valor depois de algum tempo que o suco foi feito. Segundo, não é pasteurizado, “cozido”, e suas células vivas, recebidas de maneira direta pelo organismo, garantem a boa saúde.

Terceiro e último, o suco fresco é absolutamente puro, livre de aditivos e conservantes. Por isso acho que vale muito a pena se esforçar um pouco para garantir sucos naturais no nosso dia-a-dia. Por isso aqui em casa a gente fez um esforcinho e comprou uma centrífuga.

Um comentário:

  1. Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeei seu blog!!!! Vai ser parada diária obrigatória... já estou seguindo!!!

    Aproveitando a visita... te convido a conhecer o nosso blog com resenhas gastronomicas na cidade de Salvador. E se você já conhece, não deixe de nos acompanhar pois logo após o São João estaremos lançando um concurso de resenhas onde vc irá participar com sua experiencia (nao esqueça de fotografar) e concorrer a premios saborosos! te aguardamos com uma experiência bemm light!!

    www.mastigandoemsalvador.blogspot.com

    ResponderExcluir