sábado, 15 de agosto de 2009

Almôndegas de isoflavona com molho de licopeno e betacaroteno

Sabe uma pessoa que se viciou em alimentação funcional? Sou eu. Tudo que faço prá comer, penso no que pode ajudar a tornar mais saudável meu organismo. Pois bem: acabei de fazer umas almôndegas de soja (isoflavona) com molho de tomate e cenoura (licopeno e betacaroteno).
Como estou com 46 anos, entrando no climatério e bem pertinho da menopausa preciso da soja prá fazer reposição hormonal e todo mundo precisa combater os radicais livres e atrasar o envelhecimento das células , não é não?
Então aí vai a receita. Dessa vez não fiz o cálculo das calorias, mas não são muitas, podem apostar:

Almôndegas de soja
1 xícara de chá de proteína de soja tipo A (prefira daquela bem fininha, própira prá bife e almôndega)
1 dente de alho
1 cebola pequena
1 ovo
pimenta e sal a gosto
5 colheres de sopa (rasas) de farinha de trigo integral

Reidrate a soja conforme instrução no pacote. Escorra a água, passando numa peneira fina e espremendo bem, com uma colher ou com a mão mesmo. Numa tigela coloque a soja, a cebola picada (ou passada no ralador), o alho (idem), a pimenta, o sal e o ovo. Misture bem. Vá colocando a farinha aos poucos. O tamanho do ovo vai dizer qual a quantidade exata de farinha a ser usada, prá não ficar nem mole demais (e não dar prá formar as bolinhas) e nem ficar duro demais (e as bolas se transformarem em petardos depois de assadas, kkkkkkkkkkkkkk). Bem, depois disso é só untar uma forma com azeite de oliva e fazer as bolinhas. Eu fiz 18 almôndegas que estão lá no forno, já assadas.

Enquanto as almôndegas assam, vamos ao molho:

Molho de tomate e cenoura
2 tomates grandes
1 cenoura grande
1 cebola média
1 dente de alho
1 xícara de água
colorífico (corante à base de urucum)
sal a gosto
orégano (uma colher de sobremesa, mais ou menos)
1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem

Bata os tomates, a cenoura, a cebola e o alho no liquidificador com a água. Eu bato bastante prá dissolver tudo completamente. Depois coloque no fogo prá cozinhar. Nesse momento coloque só o colorífico. Eu prefiro o colofírico ao ketchup ou o extrato de tomate, prá dar uma cor, porque o urucum também tem betacaroteno e faz bem prá a gente. O sal não deve ser cozido porque o iodo vai embora com o cozimento (e iodo serve prá as unhas, prá os cabelos...), portanto espere ficar cozido e desligado prá temperar. Quando estiver pronto, você soloca o sal, o azeite de oliva e o orégano. Todos devem ser colocados sem cozinhar. Se você leu a informação sobre os licopenos, vai ver que eles são melhor absorvidos pelo organismo cozidos e em associação com gordura monosaturada (o azeite).
Bem, agora você pode colocar as almôndegas dentro desse molho, ou colocar o molho por cima das almôndegas numa tigela e comer com uma salada de rúcula, com arroz integral, com tabule ou mesmo sem nada... só as almôndegas.
Agora, dá licença que eu vou almoçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário