quinta-feira, 9 de maio de 2013

Primeiros 30 dias após a cirurgia bariátrica

Gastroplastia é o nome da cirurgia que fiz. E devo dizer que foi um sucesso até agora. Não tive nenhum problema. Senti um pouco de desconforto e enjôos nos primeiros  dias, provavelmente por conta da própria anestesia (geral) e da adaptação do "novo" estômago. Mas nada insuportável.
O primeiro dia é de dieta zero, ou seja, nada. Nada mesmo, nem água. Só soro e medicamentos, tudo na veia.
Ainda no hospital, no segundo dia, tomei chá de camomila e água de coco (prá mim, tanto faz huahuahuahua). Quando cheguei em casa tomei uma decisão prá manter a linha durante esses dias. Dividi as refeições entre café, lanche, almoço, lanche, jantar, lanche e ceia.
Meu cardápio era:
Café da manhã - 100ml de leite desnatado misturado com iogurte natural desnatado (dois copinhos de café).
Lanche - Alternando entre suco, agua de coco, chá e isotônico (copos de café a cada meia hora).
Almoço - 250 ml de caldo de carne com legumes (variava nos legumes e fazia com carne de boi, de frango e de peixe).
Sobremesa - um copinho de gelatina diet
Lanche - Alternando entre suco, agua de coco, chá e isotônico (copos de café a cada meia hora).
Jantar - o mesmo que o almoço
Sobremesa do jantar - um copinho de gelatina diet
Lanche - Alternando entre água de coco, suco e chá
Ceia - Dois copinhos de leite morno com canela
Essa divisão me dava a sensação de "normalidade" na alimentação.
A partir do 8º dia, comecei a tomar duas colheres de albumina em pó misturada ao leite e ao isotônico. Vou contnuar tomando até o 6º mês (outubro/13).
Nos intervalos fiz um esforço monstro prá tomar água, e é muito difícil. Tinha dias que eu simplesmente esquecia. É que o intervalo é de apenas meia hora, muito pouco prá a gente sentir sede ou fome.
Outra atitude: colocar o alarme do celular prá tocar com "soneca" de meia hora. Isso fazia com que eu não esquecesse os horários e nem passasse muito tempo sem me alimentar. Isso é absolutamente necessário, porque a gente não sente fome mesmo; se estiver ocupada, nem lembra de comer.
Passar 30 dias só tomando líquido é bom? Não! Mas eu fiz a cirurgia totalmente focada e não saio do propósito. Aconteceu uma coisa muito interessante no meu último dia de trabalho antes da cirurgia: tomei um taxi e o motorista estava completando 1 ano de cirurgia no dia seguinte. Disse que nunca tinha tido dumping e tinha alcançado a meta. Saiu de 150 prá 70 quilos. Explicação dele: obedecer cegamente ao médico e nutricionista. Não discutir, não substituir, não burlar... Tomei essa dica prá mim e não está dando nada errado por enquanto. Até porque a bariátrica prá mim é meio; o fim é voltar a andar sem moletas, resolver o problema da artrose que eu tenho. Então, não posso me descuidar, senão não resolvo o problema maior.
E olhe que eu detesto carne cozida, mas bebi todos os caldos que vieram, pensando no 31º dia (hihihi).
Nos primeiros 15 dias usei meia antitrombo, que é um saco também, porque aperta a perna, a gente não pode tirar prá nada (só prá banho). Esse é um período em que prá sair dá muito trabalho; a gente tem que ir de meia, levar todos os líquidos prá tomar, ainda não se sente firme de todo, então preferi ficar mais em casa. Saía só prá médico. Os pontos foram retirados com 8 dias e a partir dos 15 tive autorização prá fazer exercícios físicos. Esse é o meu problema; como não posso fazer exercícios de impacto, por conta da artrose, ainda não consegui um lugar prá reiniciar a hidroterapia. Estou à procura.
Nesse período, fiz uns sucos meio "heterodoxos" prá conseguir misturar vitamina C e ferro. Alguns ficaram muito saborosos e meu preferido é de abacaxi com rúcula. Tem também acerola com couve, maracujá com cenoura e o clássico laranja com beterraba. Tudo isso ajuda na fixação do ferro e aumento da imunidade, além de serem muito gostosos.
Nos caldos sempre misturava pelo menos um legume e uma "folha" (couve, brócolis ou espinafre) à carne, com temperos naturais (sal, cebola, alho, bastante cheiro verde) e sem condimentos (pimenta do reino, cominho, açafrão, páprica).
Resultado desses trinta dias: 11,5 Kg a menos.
Próximo post: início da dieta pastosa.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Não consegui... fiz bariátrica.

Pois é. Tudo que eu sempre disse que não faria, mas fiz.
Prá mim, fazer bariátrica seria demonstrar fraqueza, dar atestado de falta de vontade e de disciplina. Pensava que "bariátrica é para os fracos. Eu posso emagrecer quando quiser..." Nada disso. De fato, deve ter havido um tempo em minha vida em que eu poderia parar o processo de engorda por mim, mas esse tempo já passou. Eu que não percebi.
Agora estou me disciplinando prá fazer um "diário" da minha experiência.
A cirurgia foi feita no dia 02/04, mas quero começar esse diário muito antes, no dia 17/01/2012. Nesse dia, fui pela primeira vez no consultório do médico que me operou, porque não aguentava mais as dores causadas pela artrose e o ortopedista me disse que não faria uma artroplastia numa pessoa jovem (menos de 60 anos) e com 130 Kg (na verdade, 129,7Kg). Eu teria que ter no máximo 80Kg prá ele começar a pensar em cirurgia no quadril. A partir daí fui buscar a alternativa que julguei mais rápida prá perder peso. Comecei fazendo os exames e uma dieta prá chegar a 115Kg, que seriam convenientes para se pensar em cirurgia. De fato, essa dieta me ajudou muito; primeiro, porque efetivamente cheguei aos 115Kg em 5 meses e segundo, porque me deu disciplina e consciência prá todo o sempre.
Era uma dieta dessas mais normais, só que duas vezes por semana eu fazia dieta líquida (só ingeria líquidos a cada 2 horas e não sólidos a cada 3 horas como a dieta sólida). Dieta pobre em carboidratos, rica em proteína e fibras, zero de açúcar e de gordura. Mais normal, impossível.
Ocorre que quando já estava pronta prá operar, desisti. Achei que se tinha perdido 15 quilos em 5 meses, em 10 meses perderia 30Kg e que não era mais necessário bariátrica. Ledo engano: primeiro, porque a velocidade de redução foi diminuindo e segundo, porque como estava emagrecendo, fugia da dieta de vez em quando. Claro que tem coisas que nunca mais comi: feijoada e outras comidas mais pesadas; pizza, lasanha e outras massas; acarajé e abará (quem é baiano sabe o grau de sacrifício prá não comer esses dois aí. rs.rs.), doces em geral... Mesmo assim, foi ficando mais difícil até que passei a não perder mais peso.
Nesse tempo, a artrose piorou, os remédios já não faziam efeito, o antiinflamatório estava causando retenção de líquidos, e tive que repensar; em janeiro desse ano voltei ao consultório com uma desculpa esfarrapada (que obviamente o médico percebeu, mas não me constrangeu) e dizendo que queria refazer os exames prá fazer a cirurgia.
Como já estava com o peso adequado, o médico disse que era só fazer os exames, voltar prá os encontros com o pessoal da nutrição e da psicologia e poderíamos marcar.
Então, dia 02/04/2013 às 9h30 fui submetida à cirurgia. com anestesia geral, não sei com certeza, mas deve ter durado umas 2 a 3 horas. A técnica foi Fobi-Capella por videolaparoscopia. Passei dois dias no hospital e no dia 05/04 pela manhã estava em casa.
Aí está uma foto minha dois dias antes da cirurgia.
No próximo post, os primeiros 30 dias.